top of page

A gourmetização

A palavra “gourmet” é de origem francesa, ligada inicialmente aos bons apreciadores da gastronomia. Com o passar dos anos, evoluiu até cair como uma luva aos entendedores, especialistas e apreciadores da boa gastronomia.


Por sua vez, a gastronomia é a junção das palavras “gastro”, da língua grega antiga, que está relacionada a ventre, estômago, e “nomia”, relacionada a regras, conhecimento no ramo que abrange todos os aspectos práticos e culturais relacionados à culinária.

Mas hoje o que vemos por aí é que a palavra “gourmet” tem muito mais significado do que imaginamos, se espalhando por todos os cantos e ramos de atividade.


Hoje temos a “gourmetização” geral, não só a dos alimentos e bebidas, transformando pratos simples em gourmets, com a mudança de ingredientes e uma apresentação mais rebuscadas, com um toque de sofisticação.


Mas também existe a “gourmetização” dos Espaços Gourmets em casas, apartamentos, restaurantes, locais para eventos, salas e galerias comerciais, shoppings, aeroportos, etc.


O mesmo significado da palavra abrange serviços como delivery, eventos especializados, oferecendo algo diferenciado e especial aos seus clientes.


Nem nossos amiguinhos animais escaparam da “gourmetização”. Assim como os humanos, são regados a ofertas de alimentos “light” e “diet”, orgânicos, naturalistas e até veganos.


O exemplo mais comum da onda “gourmet” são os carrinhos de rua, que se tornaram “food trucks”, recheados de receitas gourmetizadas, com propostas aos seus clientes ditas inovadoras, mas, na maioria dos casos, com preços abusivos, lentidão no atendimento e diminuição da quantidade servida. Ou seja, o que era para ser rápido, prático e barato, ficou sofisticado, caro e lento. Um drama!


A pergunta que fica no ar é: será que não estamos exagerando?


Na verdade, a “gourmetização” nada mais é do que uma nomenclatura encontrada para que nós possamos nos reinventar, criar novos estilos de produtos e serviços com muita criatividade e ousadia. E a forma mais simples de participarmos desta onda é levarmos como base o estilo de vida europeu, com sua ligação íntima entre o homem e a natureza; a importância e o respeito com que são cultivados e produzidos seus alimentos, na ostensão de seus lares, no preparo de suas refeições. Dos melhores aperitivos aos melhores pratos e sobremesas, acompanhados das melhores bebidas, levando sempre em consideração a qualidade versus a quantidade.


Comentários


Chico Olivi

2022 © Ulivi Gastronomia. Criado por Casa da Árvore.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
bottom of page